Publicações

A pesquisa sobre a produção científica sobre turismo rural no Brasil gerou alguns artigos e também uma lista com as dissertações e teses defendidas até 2011:

ARTIGOS DA PESQUISA 

SOLHA, K.T. O turismo rural como objeto de estudo nas pesquisas acadêmicas: a realidade brasileira. Atas do VII CITURDES. 2012. Disponível em

SOLHA, K. T. ; JACON, M.C.M. . Espaço virtual em turismo rural: construindo rede colaborativa. Revista Rosa dos Ventos, Universidade de Caxias do Sul. v.3, n.2,  p. 116-124 2011.http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1233/855

SOLHA, K.T. ; FERNANDES, A.M.V. Os Pesquisadores de Turismo Rural e o Uso dos Recursos de Comunicação Eletrônica. Anais. VIII  Seminário da ANPTUR. Balneário Camboriu. 2011.
http://www.anptur.org.br/anais2011/

SOLHA, K.T.; REJOWSKI, M. Produção Científica sobre turismo rural no Brasil: Percepções do poder público, da iniciativa privada e dos pesquisadores. Revista Turismo e Desenvolvimento. Universidade de Aveiro. Portugal, no 20. P.111-120. 2013. Disponível em http://www.ua.pt/degei/rtd/indice20


DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE TURISMO RURAL

AGUDO, Marta M. Morettin. Hospitalidade, turismo e espaço rural: análise do estudo de caso de Alvorada do Sul - PR. Dissertação de Mestrado. São Paulo. Universidade Anhembi Morumbi, 2005.
ALBUQUERQUE, Claudia R. Santana de. Turismo no espaço rural da Microrregião de Garanhuns - PE: potencialidades e vulnerabilidades.  Dissertação de Mestrado. Recife. UFPE, 2002.
ALMEIDA, Noslin de Paula. O Turismo no Espaço Rural do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Dissertação de Mestrado. Campo Grande. UCDB, 2002.
AMORIM, Mariselma L. Fonseca de. Excursionismo eco-rural em Água Fria - Distrito de Chapada dos Guimarães – MT. Dissertação de Mestrado. Cuiabá. UFMT, 2006.
ANDRADE, Kátia A. Forville de. Turismo rural no entorno da Cidade de Góiás – GO. Dissertação de Mestrado. Goiânia. PUC-GO, 2006.
ANDRADE, Maria L. Nora de. Um estudo cultural do cacau com perspectiva para o turismo. Dissertação de Mestrado. Salvador. UESC, 2004.
ANJOS, João Lourenço dos. Turismo rural: fazenda e pousada. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte. UFMG, 2001.
ARAÚJO, Ana Paula Correia de. Pantanal, um espaço em transformação. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro. UFRJ, 2006.
ARRUDA, Carlos Alberto Simões de. A informação como instrumento da gestão de recursos naturais na comunidade rural de Carandá Moita Grande, em Nossa Senhora do Livramento – MT. Dissertação de Mestrado. Campo Grande. UFMT, 2008.
AZEREDO, Margareth Azevedo de. Gestão de resíduos sólidos em uma unidade turística na Zona Rural de Visconde de Mauá-RJ. Dissertação de Mestrado. Maringá.  UEM, 2006.
BARBOSA. Andréa Rodrigues. Turismo rural cooperativo: abrindo a porteira para a sustentabilidade. Dissertação de Mestrado. Salvador. UFBA, 2008.
BEBER, Ana Maria Costa. As mudanças socioculturais no Turismo Rural: o caso de uma pousada familiar. Dissertação de Mestrado. Caxias do Sul. Universidade de Caxias do Sul, 2004.
BERNARDI, Andreza. Estratégias de desenvolvimento local e regional: um estudo sobre o Circuito das Frutas e sua articulação com a região Metropolitana de Campinas. Dissertação de Mestrado. Campinas. UNICAMP, 2009.
BINATTI, Maria de L. Varela. Recursos humanos para o turismo rural: um jeito próprio de qualificar. Dissertação de Mestrado. Balneário Camboriu. UNIVALI, 2002.
BLOS, Wladimir da Silva.  Vidas em circulação: experiência turística e momentos de ruptura entre turistas paulistanos em São José do Barreiro, SP. Tese de Doutorado. São Paulo. USP, 2007.
BLOS, Wladimir da Silva. Turismo Rural e o desenvolvimento local: a experiências de Lages – SC. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 1999.
BORGES, Elaine Cristina. Novas territorialidades no espaço rural: estudo do turismo rural nos municípios de Lages e Joinville – SC. Dissertação de Mestrado. Blumenau. FURB, 2009.
BOVO, Carlos E. Oliveira. Turismo rural realmente rural - radiografia crítica no Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2004.
BRAILES, Carlos Alberto. Mudança estratégica de negócio: o turismo rural na rota pioneira Hermital-Warta. Dissertação de Mestrado. São Paulo. PUC-SP, 2002.
BRAMBATTI, Luiz Ernesto. Racionalização, cultura e turismo em meio rural na Serra Gaúcha. Tese de Doutorado. Porto Alegre. UFRGS, 2005.
BRICALLI, Luiz C. Leonardo. Turismo Rural no Município de Alfredo Chaves - ES: uma contribuição ao estudo das tipologias. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2003.
BRITO, Kalley G. Costa. Responsabilidade ambiental em empreendimentos de turismo rural no Distrito Federal e entorno. Dissertação de Mestrado. Brasília. UCB, 2006.
BRUNETTI, Rosana. A Organização em Rede e o Turismo no Espaço Rural no Estado do Paraná: o caso GETER – Grupo de Empreendedores do Turismo no Espaço Rural. Dissertação de Mestrado. Balneário Camboriu. UNIVALI, 2006.
CAIRO, Thiana de Souza. Turismo cultural rural: uma alternativa de Desenvolvimento para a Costa do Cacau. Dissertação de Mestrado. Santa Cruz. UESC, 2003.
CALVENTE, Maria del Carmen M. Huertas. Turismo e excursionismo: O Qualificativo Rural - um estudo das experiências e potencialidades no Norte Velho do Paraná. Tese de Doutorado. São Paulo. USP, 2002.
CAMARGO, Laura A. Rinaldi. Circuito italiano de turismo rural: O turismo, o cotidiano e o patrimônio cultural da região de Colombo - PR. Dissertação de Mestrado. Santa Cruz. UESC, 2007.
CAMPOS, Marcos Pereira. À sombra do Pequi, vislumbrando os Aguapés: desenvolvimento local, território e turismo no Pantanal do Rio Aquidauana – MS. Dissertação de Mestrado.     Campo Grande. UFMS, 2007.
CÂNCIO, Daniela Meirelles. Turismo Rural no Recôncavo Baiano: um caso de sustentabilidade. Dissertação de Mestrado. Salvador. UNIFACS, 2005.
CANDIOTTO, Luciano Z. Pessoa. Turismo alternativo na bacia do Rio Araguari - MG: uma proposta de gestão ambiental. Dissertação de Mestrado. Presidente Prudente. UNESP, 2000.
CANDIOTTO, Luciano Z. Pessoa. Turismo rural na agricultura familiar. Tese de Doutorado. Porto Alegre. UFRGS, 2007.
CARREGOSA, José Machado. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável no Circuito Eco-rural Ponte Branca (Nova Friburgo / RJ). Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. Universidade Estácio de Sá, 2005.
CASSOU, Sylvia Regina. Turismo e lazer na região metropolitana de Curitiba - PR; estudo sobre o circuito italiano de turismo rural. Dissertação de Mestrado. Balneário Camboriu. UNIVALI, 2002.
CHEQUER, Karina Lopes. Pluriatividade no Circuito da Cachaça: agroindústria e turismo rural entre os agricultores familiares na região metropolitana de Belo Horizonte - MG. Dissertação de Mestrado. Viçosa. UFV, 2004.
CINTRA, Heitor de Brito. Indicadores de sustentabilidade para o ecoturismo e o turismo rural: um programa piloto para a região de Aldeia Velha, Município de Silva Jardim – RJ. Dissertação de Mestrado. Niterói. UFF, 2004.
COELHO, Bruno Simões. O turismo rural e suas potencialidades: uma análise exploratória do processo de integração sobre a qualidade de vida - Ipatinga/MG. Dissertação de Mestrado. Viçosa. UFV, 2005.
CORRADI. Analaura. O Turismo Rural como Oportunidade de Negócios no Marajó Oriental: Soure e Salvaterra. Tese de Doutorado. Belém. UFRA, 2009.
COSTA, César Rodrigues da. Elementos para o planejamento turístico em Monteiro Lobato – SP. Dissertação de Mestrado. São José dos Campos. UNIVAP, 2001.
COURA, Carlos H. Nascimento. Organização em rede na hotelaria: um estudo de caso na Associação Mineira de Empresas de Turismo Rural – AMETUR. Dissertação de Mestrado. FEAD, 2004.
CRUZ, Kelma C. Melo dos Santos. A Cachoeira do Poço Encantado: empreendimento familiar e presença kalinga na cadeia do ecoturismo em Teresina de Goiás. Dissertação de Mestrado. Campo Grande. UFMS, 2005.
CUNHA, Karina P. Lima da. Patrimônio e lugar: o turista no espaço rural de Mococa e seu interesse no atrativo histórico cultural. Dissertação de Mestrado. São Paulo. USP, 2004.
CZAJKOWSKI, Adriana. Redes de cooperação e desenvolvimento do turismo local: um estudo de caso no circuito italiano de turismo rural - município de Colombo/ PR. Dissertação de Mestrado. Curitiba. Universidade Positivo, 2009.
DALE, Paul Joseph. Novas dimensões da ruralidade: turismo e desenvolvimento territorial. Dissertação de Mestrado. São Paulo. USP, 2001.
DIAS, Célia M. de Moraes. "LE PAYS DU CAFÉ": Propostas de utilização turística em fazendas históricas. Tese de Doutorado. São Paulo. USP, 1997.
DOMINGOS, Mônica de Castro.  O Turismo como agente (re) organizador do uso do espaço rural: o caso de Carrancas - Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte. UFMG, 2004.
DRAGO, Theandra Fernandes. A história da ocupação de Uruaçú e a introdução da cajucultura no município: o contexto atual do caju e a possibilidade para o desenvolvimento de um potencial turístico rural. Dissertação de Mestrado. Goiânia. UFGO, 2006.
ELESBÃO, Ivo. O turismo rural em São Martinho - SC: uma abordagem do desenvolvimento em nível municipal. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2001.
ELESBÃO, Ivo. Transformações no Espaço Rural a partir do Turismo: Um Olhar sobre São Martinho (SC). Tese de Doutorado. Rio Claro. UNESP, 2007.
ESTEVES, Márcio César. A sustentabilidade dos empreendimentos rurais: um estudo a partir da implantação do turismo rural no Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado. São Carlos. UFSCAR, 2004.
FAUSTINO, Ricardo Fernandes.  O Turismo em espaço rural como modo de valorização do patrimônio cultural (Estudo de caso na média depressão periférica paulista: As fazendas Capoava e Ibicaba). Tese de Doutorado. São Paulo. USP, 2006.
FELICE, ANDREA DE. Turismo rural para a terceira idade.  Dissertação de Mestrado. São Paulo, USP, 2002.
FERRARI, Araceli. As tendências do turismo no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. UFRJ, 2003.
FERRO, Talita L. de Medeiros. O setor primário de Santa Maria na perspectiva do rural: a reestruturação das atividades produtivas. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2008.
FILHO, Djalma P. de Carvalho. O turismo no meio rural como potencial para o desenvolvimento local no Município de Paudalho. Dissertação de Mestrado. Recife. UFPE, 2004.
FILIPPIM, Marcos Luiz. Turismo em fazendas-hotel: o rural como espaço turístico. Dissertação de Mestrado. Balneário Camboriu. UNIVALI, 2004.
FONTANA, Rosislene de Fátima.  Desenvolvimento do turismo rural no norte do Paraná: estudo de caso da Fazenda Ubatuba/Apucarana/PR. Dissertação de Mestrado. São Paulo. Universidade Anhembi Morumbi, 2005.
FRANCESCATO, Adriano Nicolodi. O diagnóstico rural participante (DRP) e a comunicação grupal como forma de participação: um estudo de caso do agroturismo em Derrubadas, rota do Yucumã. Dissertação de Mestrado. Balneário Camboriu. UNIVALI, 2002.
FREITAG, Rafael. A dinâmica da comunicação na rede de agroturismo em Santa Rosa de Lima – SC. Dissertação de Mestrado. Balneário Camboriu. UNIVALI, 2007.
FUCKS, Patrícia Marasca. O patrimônio arquitetônico como atrativo turístico da Fazenda do Sobrado, São Lourenço do Sul – RS. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2003.
GARABINI, Patrícia Pedrosa. Turismo, sustentabilidade e meio ambiente: o gerenciamento dos resíduos sólidos dos meios de hospedagem em área rural - o caso de Caeté/MG. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte. UNA, 2008.
GASPAR, Natália Morais. Transformações do meio rural, atividades turísticas e medidas de proteção ambiental: o caso do SANA. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. UFRJ, 2003.
GELBCKE, Daniele Lima. Agroturismo e produção do espaço nas Encostas da Serra Geral: entre a idéia e a prática. Dissertação de Mestrado. Florianópolis. UFSC, 2006.
GOMES, Rosemary de Araújo. Análise da sustentabilidade da atividade de turismo rural no Distrito Federal: o caso dos Hotéis-Fazenda. Dissertação de Mestrado. Campo Grande. UFMS, 2005.
GONÇALVES, Débora Fittipaldi.  O homem pantaneiro, suas crenças e atividades de turismo: uma leitura a partir da sub-região de Miranda. Dissertação de Mestrado. Santa Catarina. FURB, 2008.
GONÇALVES, Karin Decker. A municipalização na formação de produtos turísticos regionais: pólo turístico do Circuito das frutas. Dissertação de Mestrado. São Paulo. USP, 2004.
GONÇALVES, Yumi Kawamura.  Perspectivas do Desenvolvimento Turístico em Áreas Rurais: o caso das Terras Altas da Mantiqueira (MG). Dissertação de Mestrado. Campinas. UNICAMP, 2003.
HAAS, Terezinha M. Kuhn. A germanidade como eixo condutor de um processo turístico: o caso Rota Romântica 1995 - 2005. Dissertação de Mestrado. Caxias do Sul. Universidade de Caxias do Sul, 2007.
HIRT, Carla. Impacto dos monocultivos arbóreos na paisagem e nas atividades relacionadas ao turismo em São Francisco de Paula/RS. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre. UFRGS, 2009.
ISHIY, Morupi. Experiências brasileiras em agroturismo: o exemplo da Fazenda Floresta (Lupércio-SP). Dissertação de Mestrado. São Paulo. USP, 2002.
JAPPE, Fernanda Miron. Turismo e os meios de comunicação: a divulgação do turismo rural do município de São José dos Ausentes – RS. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2005.
JASPER, Juliana Rose. Situações de Saneamento Ambiental do Turismo no Espaço Rural: Estudo do Caso da Rota Germânica. Dissertação de Mestrado. Caxias do Sul.  Universidade de Caxias de Sul, 2006.
JESUS, Mauro Oliveira de. Turismo no Espaço Rural no Município de Aquidauana - MS. Dissertação de Mestrado. Campo Grande. UFMS, 2002.
JORGE, Rogério Ribeiro. Território, identidade e desenvolvimento: uma outra leitura dos arranjos produtivos locais de serviços no rural. Tese de Doutorado. São Paulo. USP, 2009.
JUNIOR, Marcos Arnhold. Turismo Rural Ético: o agroturismo em Santa Rosa de Lima-SC. Dissertação de Mestrado. Balneário Camboriu. UNIVALI, 2006.
JUNIOR, Wellington Correia Pinto.  Informação e Tecnologia para a Implantação do Agroturismo em Echaporã-SP. Dissertação de Mestrado. Marília. UNESP, 2005.
KIELING, Roberto. Qualidade ambiental como fatir para o desenvolvimento do turismo rural. Dissertação de Mestrado. Novo Hamburgo. Universidade FEEVALE, 2008.
KRAHL, Mara F. Lottici. O turismo rural e a ressignificação da paisagem. Dissertação de Mestrado. Brasília. UCB, 2002.
KRAHL, Mara F. Lottici. Turismo Rural: Conceituação e Características Básicas. Dissertação de Mestrado. Brasília. UNB, 2002.
KRAISCH, Soraia Daiane. Participação na Territorialização do Desenvolvimento Turístico Rural nos Municípios da SDR de Jaraguá do Sul (SC). Dissertação de Mestrado. Blumenau. FURB, 2009.
LEAL, Janaina O. de Azevedo. Turismo em espaços especiais: as possibilidades e limitações do desenvolvimento de atividades turísticas em assentamentos de reforma agrária: caso Pancada Grande - Itacaré/BA. Dissertação de Mestrado. Salvador. UNIFACS, 2003.
LEÓN, Sueli M. Pereira. Turismo rural como fator de desenvolvimento local para os municípios de Cachoeira e Jaguaripe no Recôncavo Sul da Bahia. Dissertação de Mestrado. Salvador. UNIFACS, 2008.
LIEDKE, Enoí Dagô. O Uso de Estratégias Administrativas e Instrumentos e Ações de Comunicação em Empreendimentos de Turismo Rural: Um Estudo no Rio Grande do Norte. Dissertação de Mestrado. Natal. UFRN, 2002.
LIMA, Ana Lucia Lopes de. Educação profissional: o ensino técnico em turismo rural. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2003.
LIMA, Marcelo Pereira de. Turismo rural. Dissertação de Mestrado. Recife. UFPE, 2008.
LINDNER, Michele. Turismo rural e desenvolvimento local: um estudo da rota gastronômica de Santa Maria Silveira Martins – RS. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2007.
LIRA, Milson de Souza. Turismo Rural: A Experiência de Implantação de um Projeto de Turismo rural nos municípios de Bezerros, Gravatá e Moreno. Dissertação de Mestrado. Recife. UFPE, 2009.
LOUSADA, Márcia. Geografia do Turismo Rural no Estado de Minas Gerais: ecos contraditórios de um segmento turístico (dito) em expansão. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte. UFMG, 2007.
LUDKE, Leoni. Análise da governança em atividade de turismo rural no Distrito Federal: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Brasília. UNB, 2004.
LUIZ, Adilson Nalin. Diagnóstico turístico da Estrada do Cardoso no município de Bela Vista do Paraíso/PR utilizando o geoprocessamento. Dissertação de Mestrado. Presidente Prudente. UNESP, 2003.
LUNARDI, Raquel. Turismo Rural: a contribuição da mulher. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2006.
MACEDO, Douglas. Turismo Eco-rural em Compartimentos de Paisagem na Bacia do Rio Claro / MG. Dissertação de Mestrado. Uberlândia. UFU, 2004.
MACHADO, Maria Olandina. Turismo e lazer no espaço rural de Camboriú: a salvação da lavoura. Dissertação de Mestrado. Florianópolis. UFSC, 2001.
MARQUES, Joyce M. Sera. Turismo Rural no município da Lapa - PR: Perspectivas e Dilemas. Dissertação de Mestrado. Curitiba. UFPR, 2003.
MARQUES, Maria M. dos Santos. A identidade água a baixo - os reassentados da Usina Hidrelétrica Dona Francisca – RS. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2005.
MARTINS, Anne Bastos. Pluriatividade e agricultura familiar: a experiência do Turismo Rural em Maria da Fé-MG. Dissertação de Mestrado. Viçosa. UFV, 2005.
MARTINS, Daniel F. Queiroz. Turismo Rural: perspectivas para seu desenvolvimento em Mato Grosso. Dissertação de Mestrado. Cuiabá. UFMT, 2007.
MARTINS, Geany C. Carvalho. A Dinâmica do Turismo Rural das Fazendas Pecuaristas da Ilha do Marajó. Dissertação de Mestrado. Belém. UFPA, 2005.
MEDONÇA, Maria C. Angélico de. Gestão Integrada do Turismo no Espaço Rural. Tese de Doutorado. São Carlos. UFSCAR, 2006.
MELLO, Paulo E. Costa. Agricultura Familiar e Turismo Rural: O assentamento Cana Brava (Unaí/MG). Dissertação de Mestrado. Uberlândia. UFU, 2005.
MICHELIN, Rita Lourdes. A reconstrução da etnicidade na arena turística: o caso do roteiro de turismo rural cultural Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves - RS. Dissertação de Mestrado. Caxias do Sul. Universidade de Caxias do Sul, 2008.
MIGLIOLI, Vera M. Araújo Melo. Turismo no espaço rural integrado à atividade agropecuária na Fazenda San Francisco - Miranda/MS. Dissertação de Mestrado. Mato Grosso do Sul. UNIDERP, 2003.
MOLETTA, Vânia B. Florentino. Turismo rural. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre. PUC-RS, 2002.
MORAES, Cléia dos Santos. Turismo rural na Rota Colonial Linhas Stein, Salvador do Sul - RS: Incremento de renda e bem estar para famílias e comunidade. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2006.
MOREIRA, Marcina A. Nunes. Turismo e interpretação da paisagem em fazendas, caminhos e aglomerados rurais: roteiros de Alto Rio Doce-MG. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte. UFMG, 2010.
MOTA, Robson Nascimento da. Turismo e desenvolvimento em Moreno - PE: o programa agroecoturístico e as suas possibilidades concretas de mudança social. Dissertação de Mestrado. Recife. UFPE, 2004.
MOTTA, Milene Maria. Estudo da viabilidade do desenvolvimento do turismo em propriedades rurais no município Chapada dos Guimarães - MT: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Cuiabá. UFMT, 2008.
NAGABE, Fabiane. Tradição e modernidade no turismo do espaço rural: o caso do Hotel Fazenda Água Azul. Dissertação de Mestrado. Curitiba. UFPR, 2009.
NARDI, ONI. O Meio Rural da Quarta Colônia de Imigração Italiana como tema e cenário turístico. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2007.
NATAL, Caroline Beserra. As fazendas de café do Vale do Paraíba: uma análise sobre a 'resignificações' dos espaços rurais no estado do Rio de Janeiro. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro. UFRJ, 2008.
NATAL, Caroline Beserra. O Mundo Rural na Vitrine: O Turismo e as Transformações Sócio-Espaciais em São Pedro da Serra. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. UFRJ, 2004.
NETO, Jaime J. da Silveira B. Planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável do turismo rural no município de Lagoa Seca – PB. Dissertação de Mestrado. Campina Grande. UFCG, 2009.
NETO, Júlio G. do Prado. Turismo no espaço rural e desenvolvimento local sustentável: fazenda ItamaTamirim, Vitória de Santo Antão - PE. Dissertação de Mestrado. Recife. UFPE, 2006.
NITSCHE, Letícia Bartoszeck. O Significado do Turismo no Roteiro "Caminhos de Guajuvira", Araucária - PR. Dissertação de Mestrado. Curitiba. UFPR, 2007.
NOGUEIRA, Maria F. Magalhães. O turismo rural de Goiás: contextos imaginários. Tese de Doutorado. São Paulo. PUC-SP, 2009.
NOGUEIRA, Verena Sevá. A "Venda Nova das Imigrantes": relações de gênero e práticas sociais do agroturismo. Dissertação de Mestrado. Campinas. UNICAMP, 2004.
NOVAES, Marlene Huebes. Turismo no espaço rural de Santa Catarina: uma análise dos meios de hospedagem, no enfoque da gestão ambiental, de 2004 a 2006. Tese de Doutorado. Balneário Camboriu. UNIVALI, 2007.
OLIVEIRA, Cássio G. de Souza. Turismo rural: procedimentos para implantação dessa atividade em propriedades rurais do Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado. São Paulo. USP, 2001.
OLIVEIRA, Daysa Andrade.  Do "pão com linguiça" ao "hotel fazenda". Trajetória isolada ou caminho para a construção de um desenvolvimento do espaço turístico em zona rural. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte. UFMG, 2006.
OLIVEIRA, Dircéia Antunes de. Os Faxinais do Município de Prudentópolis – PR: potencialidades e perspectivas para o turismo rural. Dissertação de Mestrado. Balneário Camboriu. UNIVALI, 2008.
OLIVEIRA, Heloisa H. Rôvo. A Urbanificação do Turismo Rural no Distrito Federal. Dissertação de Mestrado. Brasília. UNB, 2003.
OLIVEIRA, Raquel Schorn           de. O produto do roteiro de turismo rural, colonial e ecológico do distrito de Rio Pardinho, Santa Cruz do Sul -RS, sob a perspectiva de grupos de diferentes interesses - diagnósticos e propostas. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2001.
ORCI, Nara B. Pereira. O turismo rural como alternativa de sustentabilidade ambiental e econômica da região dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado. Caxias do Sul. Universidade de Caxias do Sul, 2009.
PADILHA, Ana Claudia Machado. A estratégia de diversificação de sustento rural e a dinâmica da capacidade no contexto do turismo rural: proposição de estrutura de análise. Tese de Doutorado. Porto Alegre. UFRGS, 2009.
PAIM, Ailton Fernandes. Inventário turístico rural em unidades ambientais estudo de caso: bacia hidrográfica das nascentes do Rio Ibicuí-Mirim até a barragem Saturnino de Brito. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2009.
PEDREIRA, Bernadete da Conceição C. G. Seleção de espaços para o agroturismo sob a perspectiva da conservação ambiental: uma proposta metodológica. Tese de Doutorado. Campinas. UNICAMP, 2006.
PEDRON, Flavia de Araújo. Planejamento do turismo em áreas rurais: um estudo do roteiro Nostra Colônia - Jaguari - RS. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2007.
PHILERENO, Deivis Cassiano. O turismo rural como alternativa de desenvolvimento para pequenas e médias propriedades rurais: estudos de caso nos municípios de Taquara e Rolante – RS. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre. PUC-RS, 2008.
PINTO, Cláudia A. de Souza. As práticas ambientais na hotelaria rural de Lages/SC. Dissertação de Mestrado. Florianópolis. UFSC, 2003.
PINTO, Rodrigo Barriquello. O Turismo no Espaço Rural: Delimitando Tendências. Dissertação de Mestrado. Caxias do Sul. Universidade de Caxias do Sul.  2004.
PIRES, Jucelia de Fátima. Rota dos Trigais: análise das práticas turísticas integradas em cinco municípios do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado. Santa Cruz do Sul. UNISC, 2008.
PIRETE, Maria José. O novo rural e o turismo ofertado pelo Hotel Fazenda Cachoeira do Rio das Pedras: perspectivas e propostas para o turismo local. Dissertação de Mestrado. Uberlândia. UFU, 2001.
PORTUGUEZ, Anderson Pereira. Turismo e desenvolvimento sócio-espacial. Reflexões sobre a experiência do agroturismo no estado do Espírito Santo. Dissertação de Mestrado. São Paulo. USP, 1998.
QUEIROZ, Odaléia T. M. Machado. Impactos das atividades turísticas em área de reservatório. Uma avaliação sócio-ambiental da represa do Lobo, município de Itirapina-SP. Tese  de Doutorado. São Carlos. USP, 2000.
QUEIROZ, Patrícia Gouveia de. Reforma Agrária, Turismo Rural e Desenvolvimento Local. Para onde correm as águas do assentamento Barra Azul no município de Bonito, em Pernambuco? Dissertação de Mestrado. Recife. UFRPE, 2006.
RAMEH, Ladjane Milfont. Extensão rural e desenvolvimento local: análise das ações da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para o turismo rural de Pernambuco. Dissertação de Mestrado. Recife. UFPE, 2009.
RAMOS, Livia T. Da Silva.  O turismo Rural e desenvolvimento sustentável: sua inserção na política agrária. Dissertação de Mestrado. Goiânia. UFGO, 2001.
RECH, Claudia M. C Borges. Avaliação do Potencial Turístico no Espaço Rural de Camboriú-SC: Uma Abordagem para o Planejamento Turístico Local sob a Ótica do Cadastro Técnico Multifinalitário e Análise da Paisagem. Tese de Doutorado. Florianópolis. UFSC, 2009.
RIBEIRO, Marciana Leite. Novas Formas de ocupação do meio rural e natural no município de Caçapava-SP: O caso do entorno no núcleo de Guamirim (Piedade). Dissertação de Mestrado. São José dos Campos. UNIVAP, 2002.
RODRIGUES, Camila G. de Oliveira. O turismo e a reconstrução do espaço rural: o causo do arraial de Conceição do Ibitipoca – MG. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. UFRRJ, 2001.
RODRIGUES, José C. Ramos. Ações Mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um turismo rural sustentável no município de Jacinto Machado, através da identificação dos impactos no meio biológico. Dissertação de Mestrado. Florianópolis. UFSC, 2000.
RODRIGUES, Roberta Bittencourt. Turismo, Sustentabilidade e Meio Ambiente no Cariri Oriental Paraibano. Dissertação de Mestrado. João Pessoa. UFPB, 2009.
RODRIGUES, Roberto. O turismo rural como alternativa para o pequeno e médio produtor rural. Dissertação de Mestrado. Goiânia. UFGO, 2001.
ROQUE, Andréia Maria. Turismo no espaço rural: um estudo multicaso nas regiões sul e sudoeste do Estado de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Lavras. UFLA, 2001.
SALLES, Mary M. Garbelini. Desafios para o planejamento no espaço periurbano de Valinhos e Campinas: bairros reforma agrária. Dissertação de Mestrado. Campinas.  PUCCAMP, 2011.
SANTO, Fabiana B. Espírito. Políticas Públicas para o turismo rural e desenvolvimento local: o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, em Goiana - PE e a relação turismo rural e desenvolvimento local nas concepções dos gestores locais. Dissertação de Mestrado. Recife. UFRPE, 2006.
SANTOS, Alessandra do S. O turismo rural sob a perspectiva do novo rural: uma análise das políticas públicas para o setor nos Estados brasileiros. Dissertação de Mestrado. Balneário Camboriu. UNIVALI, 2008.
SANTOS, Ariany Maia dos. Caracterização e análise do sistema turístico rural no município de Miranda – MS. Dissertação de Mestrado. Campo Grande. UFMS, 2010.
SANTOS, Carla A. Novaes. Análise do turismo em espaço rural em Camboriú/SC: estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Balneário Camboriu. UNIVALI, 2001.
SANTOS, Cristiano Batista dos. O Novo Rural e as atividades turísticas em Carrancas - MG.  Tese de Doutorado. Viçosa. UFV, 2006.
SANTOS, Eurico de Oliveira.  O agroturismo e o turismo rural em propriedade da metade sul do estado do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2003.
SANTOS, Telma M. B. Basseti. Turismo rural e sustentabilidade: o caso de municípios do Espírito Santo. Dissertação de Mestrado. Niterói. UFF, 2004.
SCHULZ, Éster C. Back. Turismo no Espaço Rural na Região Noroeste, Norte-Central e Centro-Ocidental do Paraná. Dissertação de Mestrado. Balneário Camboriu. UNIVALI, 2006.
SEVERINO, Fúlvio C. Garcia. Turismo e conservação no cenário rural do entorno de uma unidade de conservação no município de Luiz Antônio – SP.  Dissertação de Mestrado. São Carlos. UFSCAR, 2006.
SILVA, Antenor Roberto Pedroso da. Turismo no espaço rural e agronegócio no município de Palmas/TO: perspectiva para o desenvolvimento. Dissertação de Mestrado. Campo Grande. UFMS, 2006.
SILVA, Arlete Mendes da. Uma análise do turismo rural na Região Metropolitana de Goiânia: caracterização e possibilidades. Dissertação de Mestrado. Goiânia. UFG, 2003.
SILVA, Daniella P. de Souza. Turismo e desenvolvimento socioespacial na Zona da Mata Norte de Pernambuco: perspectivas e limitações da Rota Engenhos e Maracatus. Dissertação de Mestrado. Recife. UFPE, 2006.
SILVA, Jerri Augusto da. Tendências do novo rural na Bacia do Ribeirão Cafezal. Dissertação de Mestrado. Londrina. UEL, 2006.
SILVA, Marcelo A. Correia da. Diagnóstico do turismo no meio rural em Poços de Caldas, MG. Dissertação de Mestrado.  Lavras. UFLA, 2007.
SILVA, Mauren Fronza da. Caminhos de Pedra: interpretação sobre a perspectiva dos familiares que integram o roteiro turístico (Distrito São Pedro, Bento Gonçalves - RS). Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2002.
SILVA, Patrícia Rosa Souza da. Atividade Turística na Região Integrada de Desenvolvimento do Pólo Petrolina - PE e Juazeiro - BA: alternativa de instrumento para o desenvolvimento local sustentável. Dissertação de Mestrado. Recife. UFPE, 2008.
SILVA, Rodrigo B. Sommer da. Projeto destinos indutores: avanços e desafios do TRAF-Turismo Rural na Agricultura Familiar em Rancho Queimado – SC. Dissertação de Mestrado. Florianópolis. UDESC, 2010.
SILVESTRE, Ronie Peterson. O turismo no espaço rural em Rondônia sob um enfoque mercadológico. Dissertação de Mestrado. Porto Velho. UNIR, 2008.
SOARES, Geísa Martins. As fazendas dos Barões do Café no Brasil: patrimônio histórico rural e turismo. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte. UNA, 2008.
SOARES, Maria D. de Oliveira. As Contradições do Turismo no Espaço Rural: Vida, Trabalho, Renda e Exclusão. Tese de Doutorado. Campinas. UNICAMP, 2007.
STECKER, Débora Tessle. Rota turística e gastronômica Santa Maria Silveira Martins: o desenvolvimento do turismo na quarta colônia de imigração italiana. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2010.
TEIXEIRA, Tarcisio Miguel. Avaliação do sistema de informação geográfica e sensoriamento remoto no estudo do potencial de turismo rural no município de Corumbataí do Sul-Paraná. Dissertação de Mestrado. Maringá. UEM, 2008.
TEIXEIRA, Vanessa Lopes. Pluriatividade e agricultura familiar na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. UFRRJ, 1998.
TEODORO, Mariela J. França.  A percepção ambiental em empreendimentos hoteleiros rurais por gestores, clientes e colaboradores. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte. UNA, 2006.
TIRADENTES, Leomar. Da porteira para dentro: as práticas lusitanas nas transformações do rural e no fazer turístico da Microrregião de Viçosa – MG. Tese de  Doutorado. Uberlândia. UFU, 2010.
TIRADENTES, Leomar. O canto da Araponga: possibilidades de um turismo no espaço rural da microrregião de Viçosa-MG. Dissertação de Mestrado. Rio Claro. UNESP, 2004.
TORRES, Thaís Gomes. A construção do espaço pelo turismo: tora turística gastronômica de Santa Maria e Silveira Martins, RS. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2009.
VACCARI, André Volkart. O turismo como fator de Desenvolvimento Regional: o caso de Gramado e Canela/RS. Dissertação de Mestrado. Santa Cruz do Sul. UNISC, 2006.
VIEGAS, Jeanete Magalhães. Turistificação de áreas rurais e perspectivas de desenvolvimento socioespacial na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Dissertação de Mestrado. Recife. UFPE, 2005.
VIEGAS, Jéssica Faga. Turismo sustentável em áreas de manancial: análise de vocação turística da região de Parelheiros, RMSP. Dissertação de Mestrado. São Paulo. Universidade São Marcos, 2005.
VIEGAS, Luciana Pinheiro. Possibilidade e limites de inserção do assentamento Amaraji na atividade turística no município de Rio Formoso – PE. Dissertação de Mestrado. Recife. UFPE, 2006.
VIEIRA, Elias Medeiros. Políticas Públicas e legislação para o turismo rural. Dissertação de Mestrado. Santa Maria. UFSM, 2005.
WALKOWSKI, Marinês da Conceição. O processo participativo no planejamento turístico do espaço rural de Alfredo Wagner-SC. Dissertação de Mestrado. Florianópolis. UFSC, 2008.
WANDSCHEER, Elvis A. Robe. Residências secundárias: manifestações e dinâmicas do fenômeno nos espaços rurais de Itaara e Restinga Seca – RS. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre. UFRGS, 2009.
WEISSBACH, Paulo R. Machado. Possibilidades de Aproveitamento Turístico da Área Rural de Cruz Alta - RS. Dissertação de Mestrado. Rio Claro. UNESP, 2002.
WEISSBACH, Paulo R. Machado. Subsídios para a Formulação de Políticas Públicas para o Turismo no Espaço Rural na Rota das Terras - RS. Tese de Doutorado. Rio Claro. UNESP, 2007.


Seguidores